24/11/2009

Taxa de juros e taxa de câmbio

Taxa de juros e taxa de câmbio
(Eco 131) KRUGMAN e OBSTFELD. Economia Internacional – Teoria e Política (2005) 6ª ed pp. 249-262, Cap. 13 Taxas de Cambio e o Mercado.

Taxa de juros e taxa de câmbio. 1
COTAÇÃO EM TERMOS DIRETOS. 1
COTAÇÃO EM TERMOS INDIRETOS. 1
DEPRECIAÇÃO X APRECIAÇÃO.. 1
PREÇOS RELATIVOS. 1
PARTICIPANTES DO MERCADO DE CÂMBIO.. 1
DOLAR MOEDA DE VEÍCULO.. 2
ARBITRAGEM... 2
TAXA DE CÂMBIO À VISTA E TAXA DE CÂMBIO FUTURA.. 2
SWAPS DE CAMBIO.. 2
CONTRATO FUTURO.. 2
OPÇÃO DE CÂMBIO.. 2
DEFINIÇAO DOS RENDIMENTOS DOS ATIVOS. 2
TAXA DE RENDIMENTO REAL ESPERADA.. 3
RISCO E LIQUIDEZ.. 3
TAXA DE JUROS. 3
EQUILIBRIO NO MERCADO DE CÂMBIO = PARIDADE DOS JUROS. 3

COTAÇÃO EM TERMOS DIRETOS
OU EM TERMOS NORTE AMERICANOS
É a quantidade de dólares por unidade de moeda corrente estrangeira.
COTAÇÃO EM TERMOS INDIRETOS
OU EM TERMOS EUROPEUS
É a quantidade de moeda corrente estrangeira por dólar.
DEPRECIAÇÃO X APRECIAÇÃO
Uma depreciação da libra em relação ao dólar é uma queda no preço em dólar das libras. É um aumento da taxa de câmbio inglesa. Tudo o mais constante, uma depreciação da moeda corrente do país torna os preços de seus bens mais baratos para os estrangeiros.
PREÇOS RELATIVOS
As taxas de câmbio permitem que os indivíduos computem os preços relativos dos bens e serviços cujos preços monetários são cotados em moedas diferentes
PARTICIPANTES DO MERCADO DE CÂMBIO
BANCOS COMERCIAIS, centro do mercado de câmbio porque quase todas as transações internacionais quantificáveis envolvem o débito e o crédito das contas nos bancos comerciais em diversos centros financeiros. O comércio de câmbio entre os bancos – denominado negociação interbancária- responde pela maioria das atividades do mercado de câmbio.
EMPRESAS, as empresas com operações em diversos países normalmente fazem ou recebem pagamentos em moedas que não as do país no qual estão sediadas.
INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NÃO BANCÁRIAS, nos anos recentes a desregulamentaação dos mercados financeiros nos EUA, Japão e outros tem motivado as instituições financeiras não bancárias a oferecer a seus cliente uma variedade maior de serviços, muitos dos quais não distinguíveis dos oferecidos pelos bancos. Entre eles estão os serviços de transação de câmbio.
BANCOS CENTRAIS, embora o volume das transações dos bancos centrais não seja normalmente grange, o impacto dessas transações pode ser grande. O motivo desse impacto é que os participantes do mercado de câmbio vêem as atitudes do banco central como indicações sobre as políticas macroeconômicas que podem afetar as taxas de câmbio.
DOLAR MOEDA DE VEÍCULO
Embora uma transação de câmbio possa envolver quaisquer duas moedas, a maioria das transações entre os bancos envolve trocas de moedas correntes por dólares norte-americanos. É mais barato para o banco do que a alternativa de encontrar proprietários das outras moedas que pretendam comprar uma outra moeda. A vantagem de comercializar usando o dólar é resultado da importancia dos Estados Unidos na economia mundial. Como o volume de transações internacionais envolvendo dólares é muito grande, não é difícil encontrar parceiros que comercializem dólares por outras moedas.
ARBITRAGEM
A interação dos centros financeiros implica que não pode haver diferenças significativas entre a taxa de cmbio cotada em uma cidade e noutrra no mesmo horário, pois caso contrario haveria possibilidade de lucros obtidos por arbitragem, processo de comprar moeda barata e vendê-la mais cara. Uma vez que os negociadores de taxas de câmbio consultam cuidadosamente as telas de seus computadores buscando oportunidades de arbitragem, as poucas que surgem são pequenas e de muito curta duração
TAXA DE CÂMBIO À VISTA E TAXA DE CÂMBIO FUTURA
A data de liquidação de uma transação à vista é dois dias úteis apoós a negociação. Se a data de liquidação for superior a dois dias, as taxas de cambio cotadas na transação serao as taxas de câmbio futuras, calculadas com base nas expectativas dos agentes econômicos.
SWAPS DE CAMBIO
Venda à vista de uma moeda combinada com a recompra futura da moeda. Em virtude das menores taxas de corretagem compensa fazer o swap ao invés das operações de venda e depois de compra separadamente.
CONTRATO FUTURO
Quando se compra um contrato futuro, se compra uma promessa de que uma quantidade específica de moeda será entregue em uma data específica no futuro. Esse contrato futuro pode ser vendido no mercado de futuros organizado, realizando agio ou deságio dependendo da expectativa sobre a taxa de câmbio para o futuro.
OPÇÃO DE CÂMBIO
Contrato que dá ao seu proprietário o direito de comprar ou vender uma quantidade específica de moeda estrangeira a um preço específico a qualquer momento até uma data específica de expiração. A outra parte da negociação, o vendedor da opção, deverá vender ou comprar a moeda estrangeira ao arbítrio do proprietário da opção, que não tem a obrigação de exercer seu direito.
DEFINIÇAO DOS RENDIMENTOS DOS ATIVOS
Como o objetivo da poupança é promover o consumo futuro, julgamos o desejo de ter um ativo em grande parte à base de sua taxa de rendiemnto, into é, o aumento percentual em valor que ele oferece no decorrer de um período de tempo. Em geral, não se pode saber com certeza a taxa que um ativo realmente pagará após sua compra. Tanto o dividendo pago por uma ação como o preço da recompra da ação, por exemplo, são difíceis de serem previstos. Portanto, a decisão de adquirir um ativo deve estar baseada em uma taxa de rendimento esperada. Para calcular uma taxa de rendimento esperada em determinado período de tempo deve-se fazer a melhor previsão do valor total do ativo no final do período. A diferença percentual entre o valor futuro esperado e o preço que se está pagando hoje pelo ativo é igual à taxa de rendimento esperada no período de tempo.
TAXA DE RENDIMENTO REAL ESPERADA
A taxa de rendimento esperada que os poupadores consideram ao decidir quais ativos manter é a taxa de rendimento real esperada, isto é, a taxa de rendimento computada medindo-se os valores dos ativos em termos de alguma cesta de produtos representativos que os poupadores sempre compram. Mesmo que todos os preços em dólares aumentem 10% num ano, uam garrafa de vinho raro cujo preço aumente 25% ainda é um melhor investimento do que um título cujo valor em dólar aumente 20%. A taxa de rendimento real do vinho é 15% e do título 10%. A diferença entre os rendimentos em dólares dos dois ativos (25%-20%) deve ser igual à diferença entre os rendimentos reais (15%-10%).Dados os rendimentos em dólares de dois ativos, uma mudança na taxa na qual os preços dos bens em dólares estão aumentando muda os rendimentos reais dos ativos na mesma magnitude.
RISCO E LIQUIDEZ
Tudo o mais constante os indivíduos preferem reter aqueles ativos que oferecem a taxa de rendiemnto real esperada mais elevada. Os poupadores preocupam-se com duas característics principais de um ativo que não o rendimento: seu risco isto é a variabilidade de sua contribuição à riqueza do pupador e a liquidez isto é a facilidade com que o ativo pode ser vendido ou trocado por bens.
TAXA DE JUROS
A primeira informação necessária para computar a taxa de rendimento de um depósito de uma determinada moeda é a taxa de juros da moeda. As taxas de juros têm importante função no mercado de câmbio porque os grandes depósitos nele negociados pagam juros, cada um a uma taxa que reflete a moeda de denominação. A taxa de juros de uma moeda estrangeira mede o rendimento da moeda sobre os depósitos naquela moeda.
EQUILIBRIO NO MERCADO DE CÂMBIO = PARIDADE DOS JUROS
A taxa de câmbio à qual o mercado se acalmea é a que faz com que os participantes estejam felizes por manter as ofertas de depósitos existentes de todas as moedas. Quando os participantes do mercado mantém as ofertas existente de depoósito de todas as moedas dizemos qu o cambio está em equilíbrio. O mercado de câmbio está em equilíbrio quando os depósitos de todas as moedas oferecem a mesma taxa de rendimento esperada. A condição de que os rendimentos esperados dos depósitos de quaisquer duas moedas sejam iguais quando medidos em uma mesma moeda é denominada CONDIÇÃO DE PARIDADE DOS JUROS. Ela implica que os detentores potenciais de depósitos de moedas vejam todos como ativos igualmente desejáveis. As taxas de câmbio sempre se ajustam para manter a paridade dos juros. Um aumento nos juros pagos pelos depósitos em uma moeda faz com que aquela moeda seja apreciada em relação às moedas estrangeiras.

Nenhum comentário: