08/04/2010

ETICA E CIDADANIA

ETICA E CIDADANIA

MARCOS DE PAULA
10/2/2010

CONTEUDO PROGRAMATICO
a) Conceitos de ética moral e cidadania (primeira prova em cima do Valls)
b) responsabilidade, liberdade e consciência ética (livro do Vasquez)
c) origens e transformações histórico-sociais da moral
d) relação entre ética e religião – a dimensão transcendente ou simbólica do ser humano
e) ética religião nas culturas grega judaica e inicio da era cristã
f) a ética medieval, a reforma e o inicio da era moderna
g) weber a ética protestante e o espírito do capitalismo
h) a ética calvinista e a educa;ao no Brasil (Mackenzie origem e identidade) (em cima do livro da Márcia liberal)
i) principais teorias modernas sobre ética e a crise da modernidade
j) dilemas éticos contemporâneos (dilema público privado)
k) alternativas éticas da modernidade visualizar um admirável mundo novo (Aldous Huxley).
l) crise da racionalidade humana e desafios da pos-modernidade: Estóicos (razão) Epicuristas (prazer) os epicuristas são hoje os hedonistas)


BIBLIOGRAFIA
COMPARATO, FABIO KONDER: Ética Direito moral e religião no mundo antigo e moderno 1ª. Ed. São Paulo, Cia das Letras, 2006
VALLS, ALVARO L M O que é ética in cole;ao primeiros passos São Paulo, Brasilliense 1994
GALLO, S. coord ética e cidadania caminhos da filosofia (12 ed) campinas – SP papirus, 2003
DE LIBERAL, MARCIA MELLO, um olhar sobre ética e cidadania., Ed mack
Weber, Max: a ética protestante e o espírito do capitalismo.

Documentario
Sonho dourados sobre o garimpo de serra pelada

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Politica é a arte de ocupar o espaco coletivo

Sonho ≠ miragem
Sonho pode se concretizar se houver compromisso com ele.
Temos de fazer escolhas sábias.
Ética ensina a adquirir princípios e valores para nos auxiliar na tomada de decisões.
Ética
É reflexão teórica racional e sistemática inerentes à moral. Vai avaliar para este momento qual é a melhor escolha. Nos ajuda a identificar as melhores possibilidades.

Ética nos ajuda a buscar o supremo bem = felicidaade.
Moral
Costumes, hábitos comportamentos, condutas, relacionamentos interpessoais aceitos por determinado grupo social.

Não existe moral universal.

O saber liberta a ignorância escraviza.

Calvinismo uma das principais forcas de transformação do mundo moderno
3 fundamentos
- Vocação = homem pergunta o que posso fazer para o liberalismo, então seja o melhor profissional que vc pode ser, vc vai ganhar e a sociedade tb.
- Economia ou poupança = não gastar mais do que ganha, economizar o que não gastou, investir parte no seu próprio trabalho. Sec XVI. Por isso o calvinismo é a religião do capitalismo.
- Honestidade

Lema dos protestantes
Ao lado de uma igreja uma escola.

Modernidade
As primeiras questões a serem discutidas pelos filósofos modernos (Bacon, Descartes, Hobbes, Locke, Rousseau, Kant) foram mais relacionadas à epistemologia e a metafisica que a ética e a política.

Epistemologia ciência do ser, a verdade última do ser.

Mitologia,
Religião,
Política
Mercado
Tecnologia
Dialética de Hegel
(tese, antítese e síntese) fundamental para a modernidade, provocou um despertar na intelectualidade européia (Feuerbach, Marx, Kierkegaard, Stuart Mill, Bergson, Darwin e Freud) para uns, nova onda de irracionalidade, para outros, um neo-romantismo.
Problemas éticos atuais
- desemprego
- alimentação
- saúde
- segurança pública.
- habitação
- educação.
- meio ambiente
- globalização
- liberdades civis
- drogas
- bioética
- locomoção

Conclusão
Somos uma sociedade com direitos de direito, mas não de fato! Cabe a cada um de nós uma reflexão criteriosa, para podermos exercer nossos direitos de cidadania.

DILEMAS NO MUNDO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO

PAG. 59 – 79

Obs.: Prova só sobre o que é ética

Poder e política: presentes desde as formações sociais mais primitivas até o cotidiano

Agir ético: finalidade preservar o poder legítimo, na salvaguarda do interesse coletivo e dos direitos individuais.

Conflito para obtenção dos espaços e conquistas individuais e coletivas
Política se desenvolve em processo contínuo de conflitos na busca de interesses transitórios.

Política de maneira superficial é a arte e a ciencia de se atingir exercer e manter o poder
O caminhho em direção à meta intencionada, ou seja, em direção ao poder.
Arte do convívio sociedade obtenção dos espaços coletivos.

Por que poder e politica sao termos inseparáveis?
Porque os dois interagem poder é o que todos buscam e política é o caminho que se usa para chegar ao poder

Bom Mal
Um Monarquia Tirania
Poucos Aristocracia Oligarquia
Muitos Democracia Oclocracia (poder da plebe)

Conceito de poder
Prerrogativa de mandar, impor, dar ordens e exigir cumprimento.
O poder individualmente exercido por reis e imperadores, passa paulatinamente a ser operado por assembléias e conselhos.

As mutações do poder o poder era pessoal exercido por reis faraós, era personificado centralizado em uma unica pessoa. Com o tempo se tornou impessoal por meio de quando sociedade se torna complexa sai da dimensao privada e se torna público adquire conselhos, congressos, parlamentos etc.

Todo poder precisa ter mecanismo de controle sistema de freios e contrapesos, porque se não se torna insustentável.

Sintese do pensamento constitucional contemporâneo segundo Hans Hüng
1. Controle do poder mediante constituição e leis;
2. Divisão dos três poderes;
3. Limitação do poder pela proclamação de direitos fundamentais invioláveis.
Limitação do poder pela proclamação de direitos fundamentais invioláveis.

Estado de direito é quando prevalecem as leis nao os homens
Estado em que vige o domínio da lei o dirieto acima dos homens e não os homens acima da lei ou do direito.
Coletividade sendo jgovernada por leis e não por homens.

Os sofistas diziam que a lei é um impecilho. Entao vamos descumprir.

Cuba e China não são estado de direito.

Nosso governo militar não era estado de direito porque ascendeu ao poder pelo golpe de estado.

Requisitos do estado de direito
1. Separação dos poderes
2. Subordinação de todos à lei;
3. Monopólio da força concedida ao Estado
4. Escolha dos representantes por voto livre e secreto.
Bioetica valores e atitudes no século XXI pag 81
Fertilização in vitro
Doação de órgaos.
Clonagem
Aborto
Engenharia genética
Eutanásia (antecipação da morte)
Distanásia (prolongamento artificial da vida) ex. hemodiálise
Ortotanásia (não prolongamento artificial da vida)

OTIMISMO X PESSIMISMO
Final do sec XIX Final do séc XX
Expectativa geral para o futuro Otimismo Pessimismo

Crença na solucao de problemas Desencanto e senso de precaução

Perspectiva de bem-estar social Mal estar pessoal

Relação entre os povos Paz Guerras

Relações entre os grupos sociais Maior igualdade Maior desigualdade


Economia Forte crescimento Crescimento lento e estagnação
Progresso Promotor de riquezas Causador de impactos ambientais

mundo Interdependência e mercados complementaridade Globalização e exclusão de regioes “desnecessárias”.

Crescente grau de consciencia de que a busca do progresso que se enunciava como vetor da construção de uma utopia de bem estar e felicidade revelou-se como uma ameaça.

Pergunta do capítulo quem vai decidir o futuro? É incerto para nós, quem vai decidir nosso futuro? Toda ciencia e tecnologia pode ser uma ameaça para a humanidade

MODELOS CONCEITUAIS

TECNOCRATICOS
Cracia = governo. Governo de técnicos, cientistas que afirmam ter todas as ferramentas para lidar com o futuro. Decisoes neutras fundamentadas na racionalidade cientifica. Racionalidade cientifica como instrumento de redençao da humanidade. Tendencia a se recorrer a “especialistas”.

DECISIONISTAS
Uns determinam os fins e outros os meios. Os fins devem ser determinados por decisões livres independente da ciencia, enquanto os meios sao determinados pelos especialistas. Decisoes livres da sociedade. A própria humanidade vai decidir os fins. Os cientistas vão só garantir os meios para a humanidade atinja seus objetivos. Ciencia a serviço da sociedade humana.

PRAGMATICO-POLÍTICAS
Interação entre a sociedade e a ciencia. Discussao e negociação entre não especialistas e especialistas. Cientistas e sociedade discutem temas de interesse mundial. Mais coerente dos tres modelos conceituais. Ciencia + Sociedade.

DESPONTANDO UMA BIOÉTICA
PROJETO MANHATTAN = questão nuclear
APOLLO = conquista do espaço
GENOMA HUMANO = mapeamento genético do DNA (molécula da vida) descoberto por Watson e Crick (1953). Efeito positivo redução do sofrimento humano. Efeito negativo novas formas de discriminação, uso de herença genética para seleção de empregos, aprovação de seguros de saúde e de vida.

RELATÓRIO BELMONT (tripé da bioética)
Proíbe experiências com seres humanos

1963. hospital israelita de doenças cronicas de NY injeta células cancerosas vivas em doentes idosos
1950-70 hepatite em crianças
Negros sifiliticos foram deixados sem tratamento para estudar a evolução da doença.

1) PRINCIPIO DA AUTONOMIA
Entendida como a capacidade de atuar com conhecimento de causa e sem coação. O individuo toma a decisão consicente apos ter sido informado das consequencias.

2) PRINCIPIO DA BENEFICÊNCIA
Afasta a idéia clássica de caridade e considera esta como obrigação. Nao causar dano, maximizar os benefícios e minimizar os possíveis riscos.

3) PRINCIPIO DA JUSTIÇA
Imparcialidade na distribuição dos riscos e benefícios.
Os iguais devem ser tratados igualmente.

4) PRINCIPIO DA ALTERIDADE
O ser do outro, atitude para com o outro colocar-se no lugar do outro. Marco referencial para discernir se agimos bem ou mal bioeticamente.

5) PRINCIPIO DA SACRALIDADE DA VIDA
Perspectiva teológica- a vida é dom divino. O homem foi criado a imagem e semelhança de Deus, portanto, representa valor e respeito.

6) PRINCIPIO DA INTERDEPENDENCIA COM A NATUREZA
Relação da pessoa com a natureza ao homem foi dado o dominio e a sujeição da natureza, mas não pode ser usurpada nem deve ser objeto de veneração (preservacionismo). Natureza tem uma lógica e um sentido em si mesma.

BIOÉTICA EUROPÉIA
Privilegia a dimensão social do ser humano, com prioridade para o sentindo de justiça e igualdade dos direitos individuais. Foco na sociedade.

BIOÉTICA AMERICANA
Privilegia a autonomia da pessoa singular. É mais individualista. Foco no indivíduo.

CONCLUSÃO
O agir ético no campo das biociencias é aquele que promove a democratização do conhecimento ciientífico e combate a concentração desse domínio.

Obs. Citar filme Gattaca de Irene Cassini na prova.

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