08/06/2010

PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Fernanda Mazza Garcia

terça-feira, 11 de maio de 2010
RESENHA

RESENHA X RESUMO

RESUMO da mesma forma reduz 10 a 20% do texto. TEM QUE CONTER TUDO. PESSOA QUE LER O RESUMO NÃO PRECISA LER O LIVRO
É proibido mencionar o autor.
Resumo tem de finjir que é a voz do autor

RESENHA = SINOPSE

A RESENHA NÃO PODE CONTER TUDO PQ ESTÁ RECOMENDANDO A LEITURA.Com a apresentação de idéias pessoais. Fora a resenha só a crônica e o editorial pode apresentar opiniões. Descritivas (só apresenta as características da obra) e argumentativas (recomenda ou não a leitura).
Tem de falar que o fulano fale isso ou aquilo.é obrigatório mencionar Segundo fulano, fulano falou etc.

A)
1. título
2. nome do autor
3. título completo e extrato da obra
4. nome da editora e se for o caso, da coleção de que faz parte a obra.
5. lugar e data da publicação
6. número de volumes e páginas.

7. apresentar aqui a estrutura da obra(divisão em capítulos, índice, assunto dos capítulos, nome do tradutor, se houver um)

B)

Uma rápida indicação do conteúdo total da obra e do ponto de vista do autor.
Resumo que apresenta os pontos essenciais do texto
A resenha crítica, além de conter todos os elementos já citados, iclui também julgamentos e comentarios do estudante sobre as idéias do autor, sempre bem fundamentados.

De 3 a 5 páginas.

Apresentar pontos positivos e negativos.

PONTUAÇÃO
terça-feira, 11 de maio de 2010

Os ciúmes de um namorado são homenagem; os do marido, um insulto. ATENÇÃO PONTO E VÍRGULA É OBRIGATÓRIO PARA INDICAR OMISSÃO DE CONJUNÇÃO ADVERSATIVA.

As preocupações trazem o aborrecimento; o aborrecimento traz a melancolia; a melancolia produz a solidão; a solidão leva ao tédio; do tédio nasce a infelicidade e a infelicidade conduz ao fim de tudo. PONTO E VIRGULA PARA SEPARAR IDÉIAS DIFERENTES E NÃO TEM VÍRGULA ANTES DO E PQ O SUJEITO É O MESMO.

A águia voa sozinha; alguns pássaros precisam de solidão.

PONTUAÇÃO
terça-feira, 4 de maio de 2010

vírgula antes de e
só se:
- mudar o sujeito. Maria foi ao teatro, e João foi à feira.
- ou se for polissíndeto. Ele é bonito, e gordo, e branco, e jovem.

Vírgula para indicar zeugma (elipse do verbo)
Eu fui de ônibus, e ela, de avião.
Nós tivemos só alegrias; eles, tristezas.

Ponto e vírgula pode colocar no lugar de mas ou de logo quando tiver muito explicito ou antes de conjunção para enfatizar o caráter da conjunção

Ponto e vírgula OBRIGATÓRIO para separar elementos fortes de uma enumeração (com verbo por exemplo. Concluimos que: faltava assinaturas; o documento 2 era falso; o autor era português.

COESÃO II
terça-feira, 27 de abril de 2010

PRONOME RELATIVO

QUEISMO
evitar no mesmo período 2 quês

O exército que libertou a cidade
O exército, libertador da cidade (aposto com vírgulas)
O exército libertador da cidade (reduzida de infinitivo)

Assisto em = moro
Assisto algo = cuido
Assisto a algo = vejo

Exercicio capítulo 30 e 31 do livro para entender o texto.




COESÃO II
terça-feira, 27 de abril de 2010

PRONOME RELATIVO

QUEISMO
evitar no mesmo período 2 quês

O exército que libertou a cidade
O exército, libertador da cidade (aposto com vírgulas)
O exército libertador da cidade (reduzida de infinitivo)

Assissto em = moro
Assisto algo = cuido
Assisto a algo = vejo

Exercicio capítulo 30 e 31 do livro para entender o texto.



COESÃO
terça-feira, 20 de abril de 2010

coesão link entre as palavras.
garante a coerência do texto, o texto tem sentido.

CONECTIVOS
Elementos de coesão são todas as palavras ou expressões que servem para estabelecer elos, para criar relações entre segmentos do discurso.

CONECTIVOS DE RETOMADA = ELEMENTOS ANAFÓRICOS
Elementos anafóricos pronomes, adjetivos, substantivo, verbo, demonstrativos
A professora deu uma atividade. Mandou fazer um parágrafo. (o próprio verbo retomou professora)

REFERENCIA DISTRIBUTIVA
Pontuação e concordância esta eu tenho dificuldade, aquela me tira o sono.
Se tiver 3 elementos tem de usar primeiro, segundo terceiro. Não pode por pronome demonstrativo.

CONECTIVOS DE ANTECIPAÇÃO =CATAFÓRICOS
As matérias mais pedidas são estas: pontuação e concordância

COESÃO DE LIGAÇÃO DAS IDÉIAS RETOMADA POR PALAVRA LEXICAL
Substantivos, verbos adjetivos
Lia toa espécie de livro. Policiais, então, nem se fala, devorava.

COESÃO POR ENCADEAMENTO DE SEGMENTOS TEXTUAIS
Fulana foi a feira e sicrana ficou em casa (encadeia)
Fulana foi a feira mas sicrana ficou em casa (encadei e julga a sicrana)


PARÁGRAFO

terça-feira, 13 de abril de 2010

Para que: Qual a finalidade: texto literário tem de ter ambiguidade no texto jornalistico a ambiguidade é proibida.

Para quem público-alvo: quem vai ler.

Qual é a condição de leitura, se vc está numa autoestrada, tem de ser texto curto.no máximo 7 palavras. No telejornal ou no rádio linguagem de sedução tem de ser diferente.

Próxima aula parágrafo sobre política ou economia nacional ou internacional

Tópico frasal duas primeiras frases do parágrafo. É a idéia central do parágrafo.

Cada parágrafo tem de ter um tópico frasal apenas, uma idéia principal só.

Resto é Desenvolvimento e desfecho.

TIPOS DE PARÁGRAFO
Parágrafo de alusão histórica: historia para explicar o presente
Parágrafo declaração: uma idéia principal. Declarar dizer o que pensa.
Parágrafo definição: forma didática de inserir o assunto do texto.
Parágrafo por divisão consiste em subdividir um assunto. Cita aspecto que serão abordados ao londo do texto. Três paixões simples governam minha vida: desejo, conhecimento e compaixão.
Parágrafo interrogação. Pergunta na primeira frase.
Parágrafo citação. Direta ou indireta. Direta entre aspas sem mudar nada mesmo se contiver erros de portugues.
Parágrafo de frase nominal seguida de explicação: Uma tragédia. Essa é a explicação da própria secretaria.
Alusão a um livro, poema ou romance. Tal qual o grande irmao de george orwell...
Descriçao de um fato de forma cinematográfica.


Paragrafo sobre violencia nas universidades utilizando uma frase nominal seguida de explicação. Escreva um parágrafo sobre o aquecimento global, utilizando o recurso da descrição de um fato de forma cinematográfica.



NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA (1990)

3 vezes mais reforma para portugues de Portugal, por isso portugueses chamam de abrasileiramento da lingua.

CPLP
• Portugal
• Brasil
• Cabo Verde
• Angola
• Sao Tome e Principe
• Guine Bissau
• Mocambique
• Timor Leste entra na CPLP em 2004, antes disso não era país independente e estava em guerra civil (CPLP não aceita colônia ou país em guerra civil).

Brasil representa 80% dos lusoparlantes.

Mas o voto de todos os membros da CPLP é o mesmo.

VOLP
Vocabulário ortográfico da lingua portuguesa (não é um dicionário pq não contém as significações).


HISTÓRICO DO ACORDO
1911 = reforma criaram-se regras novas Brasil já pedia a unificação da ortografia.
1931 = primeiro acordo ortográfico entre Portugal e Brasil
1943 = convenção ortográfica de 1943 academia de ciencia de Lisboa fez VOLP diferente do VOLP feito pela academia brasileira de letras.
1945 = convensao ortográfica luso brasileira de 1945
1971 e 1973 redução das divergências ortográficas entre os dois países.
1986 = ano de idealização do acordo Rio de Janeiro, muito radical as propostas levadas (até as proparoxítonas perderiam os acentos) mas foi importante porque pela primeira vez eram todos os membros da CPLP não sõ portugal e Brasil. E alem disso todos reconheceram que era um absurdo ter de traduzir livros brasileiros para ser vendido em portugal
1990 = assinatura oficial em Lisboa, mas o acordo não obteve as ratificações necessárias para que as regras se tornassem válidas. O Brasil o ratificou em 1995, por meio do Decreto Legislativo 54, de 18 de abril. Precisava 7 ratificações e VOLP comum. Prazo máximo previsto era 1994. Ninguem tinha ratificado em 1995. Brasil ratificou em 1995 para pressionar.
1998 = primeiro protocolo modificativo retirou-se clausula de fazer novo VOLP, continuou a cláusula de necessidade de 7 países da CPLP para aprovar o acordo
2004 = segundo protocolo modificativo como só 3 países (Brasil Cabo Verde e Guiné) queriam o acordo retirou-se a cláusula de necessidade de 7 países da CPLP para aprovar o acordo. E aceitou-se Timor na CPLP.
2008 Lula torna o acordo lei decreto 6583, de 29 de setembro de 2008 e um Manifesto-Petição. Jornalista já tinha de escrever com nova ortografia mas ainda nao existia o Volp. Para-choque em um dicionário e parachoque em outro dicionário.
2009 VOLP (349.737 volabulos e 966p) e Manifesto-Petição em Portugal (grandes intelectuais apresentando um não ao novo acordo). Consequencia foi 56 erros nos dicionãrios que sairam antes de 2009 e até o VOLP preecisou de errata. (a quinta edição do VOLP já tem errata). Mas o novo acordo tb é lei em Portugal.

1. Alfabeto com 26 letras KWY usados em unidades de medida, para grafar termos estrangeiros. Km mas quilômetro.

2. O trema caiu em lingua protuguesa. Pronùncia não muda. Palavras estrangeiras e nomes próprios continuam com o trema. Exemplo dado pelo acordo mülleriano continua porque deriva de Müller.

3. Acento agudo cai o acento do éi e ói nas penúltimas sílabas. Jiboia, estreia, ideia, asteroide. Ma permanece nas oxitonas: pastéis, contrói, herói, dói, anéis, papéis, anzóis. Se for paroxitona terminada em r continua com acento: méier e destróier.

4. Acento agudo nos hiatos de u e e na penúltima sílaba que seguem ditondo: feiura, costa do Sauipe, baiuca (uma arma), bocaiuva (uma palmeira), saiinha, cheiinho (também existe essa forma de grafia). Se o hiato tônico estiver na última não cai: tuiuiú, tuiiuiús, Piauí.

5. CREDELEVE cai acento nas vogais que dobram

6. Acento diferencial não morreu alguns cairam: pára do verbo parar. Têm e vêm no plural do verbo ter e vir e nos derivados não cairam. Poder tb não perde o acento. Fôrma continua. Mas decorar ele para o carro. Ele foi ao Polo Norte. Eles gostam de jogar polo. Aquele coelho tem pelos brancos. Adoro pera. Atenção não some o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circumflexo.

7.


SÓ SEPARA QUANTO TEM “H” OU QUANTO TEM VOGAIS GEMEAS

Hifen
Qualquer prefixo mantém hífen

Irmãos gêmeos separa da sala de aula
o-o a-a
micro-ondas
anti-inflamatório
semi-intentivo
inter-racial
hiper-requintado
super-refrescante

exceção
co rre pre (sidiário)
coordenador
coerdeiro

RESTO JUNTA TUDO PORQUE JUNTINHO É MAIS GOSTOSO
geopolítico
semianalfabeto
infraestrutura
minissaia
microssistema
antirrugas
microrriscos
hiperativo
superamigo
superaquecimento
ultrarromantismo

exceção sempre com hífen
recém
além
aquém
sem
pré
pós
ex
vice
pró
Regina alguem sem pre estcola sem pos graduação ex presidiária se tornou prefeita pró ambientalismo
Além-mar
Além-túmulo
Pró- natureza
Sem-terra
Pós-graduação
Pré-vestibular
Recém-casado


Encadeamentos vocabulares
Liberdade-igualdade-fraternidade
Ponte Rio-Niteroi
Estrada Rio-Santos


Palavras compostas
Se cada uma tem sentido separado e juntas formam um sintagma com semântica própria
Cachorro é animal
Quente estado de alta temperatura
Cachorro-quente é um sanduiche

Guarda = policial
Chuva = preciptação
Guarda-chuva = sombrinha

Segunda-feira
Ano-luz
Arco-íris
Decreto-lei
Amor-perfeito
Luso-brasileiro
Primeiro-ministro
Azul-escuro
Afro-luso-brasileiro
Mato-grossense (Mato Grosso)
Norte-americano

Com elemento no meio não tem hífen
Cão de guarda
Fim de semana
Sala de jantar
Cor de açafrão
Cor de café com leite
Cor de vinho
Pé de moleque

Cor de qualquer coisa perde o hífen com exceção do cor-de-rosa
Exceções:
Água-de colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao deus-dará, à queima-roupa

Lei pró hifen natureza= continuam com hifen temperos, espécies botânicas e zoológicas
Abóbora-menina, couve-flor, erva-doce, feijão-verde, erva-do-chá,
Flor bico-de-papagaio
doença

Cai o hífen de palavars que perderam a noção de composição
SÓ EXISTE ESSAS PALAVRAS:
1. Girassol
2. Madressilva
3. Mandachuva
4. Paraquedas
5. Paraquedista
6. Pontapé

Cuidado com para-choque, para-raio e para-brisa

VOLP passatempo, varapau


Blog:
www.onovoacordo.com.br
procurar 4 resenhas
e trabalhos (animação adjornal, livro infantil com músicas para cada uma das regras, e um game)

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