24/08/2010

Luiz Fernando Santoro

MÍDIA E TECNOLOGIA NO ESPAÇO EDUCATIVO: A PERSPECTIVA DA EDUCOMUNICAÇÃO.
Luiz Fernando Santoro
Tema: potencial aberto ao educomunicador pela convergência midiática

Cino forum seminário sobre formação do olhar.

Hoje inaugura tv dos trabalhadores.

Meio ambiente da mídia está cada vez mais individual. Em um auditório não há 2 pessoas que experimentaram os mesmos meios, um viu na Internet outro na rádio outro na TV.

Mas ainda a opinião pública vem sendo formada pelos grandes veiculos de comunicação.

Globo decidiu que tv digital seria de alta definiçao e não de multiparticipação, porque a globo não está preparada para a interatividade. A lógica de produção nao permite.

Entao alguns blogs tem mais artigos interessantes que os grandes meios. Alguns cineclubes tem idéias mais inovadoras. Universo se oxigena com visões de mundo diferenciada. Hoje temos tecnologias acessíveis e possíveis que permitem essa oxigenação.

Temos de superar o complexo de inferioridade.

Jornalismo está mais trabalhando o conceitual a ética. Os alunos já chegam sabendo postar em blogs e no youtube.

Cidade digital não é internet para todos e egovernment. Livro no MIT sobre cidades digitais. Pensa todos os aspectos da cidade (saúde, educação, comunicação, paisagismo) de forma digital. O jornalzinho o mural vai conviver com o satélite, com a tv digital o cinema. As coisas se transformam. Os profissionais portanto tem de ser multiplataforma, multimídia.

O que faz um projeto dar certo?
Políticas públicas ou institucionais.
Ânimo das pessoas.
Independencia do ponto de vista tecnológico (alunos tem de dominar a tecnologia) tem de haver independencia de terceiros. Qualquer curso de educomunicação tem de ter formação tecnica operacional e o repertório (saber o que os outros fazem e como fazem) só há criação encima do que se conhece. O saber fazer não é uma coisa menor.

Democracia é a soma das diferenças. A educomunicação é essencial pois rompe com a voz da maioria.

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