24/09/2010

Biodiversidade é vida biodiversidade é a nossa vida.

“Outras espécies são nossas irmãs”

Por Danielle Denny

A declaração foi feita por Fabio Scarano, Diretor Executivo da Conservação Internacional em evento realizado pelo Valor Econômico, dia 23 de setembro de 2010, em São Paulo, para lançar a carta para conservação e uso sustentável da biodiversidade. Uma iniciativa do Movimento Empresarial pela Biodiversidade – MEB, cuja proposta é promover:
• Controle do desmatamento
• Proteção ds áreas de alto valor para conservação ambiental
• Restauração de ecosistemas
• Uso sutentável dos recursos naturais
• Repartição justa dos benefícios.

O evento contou ainda com a participação de representantes governamentais, do terceiro setor, da academia e de público interessado no tema.

Segundo Scarano, a ameaça ao meio ambiente tem origens filosóficas. Na modernidade, o homem passou a ser visto como ser distinto, separado e muitas vezes antagônico à natureza. Esse problema filosófico de separação do homem da natureza está no cerne do antagonismo entre desenvolvimentistas e preservacionistas, os primeiros priorizando o homem e os segundos, a natureza.

Esse paradigma começou a ser rompido recentemente por uma geração de tradutores, principalmente jornalistas, responsáveis por disseminar uma linguagem comum sobre os problemas ambientais em diversos setores: no empresariado, no governo, nas organizações não governamentais, na academia. O ser humano passou a ser visto como animal inseparável da natureza. O elo consciente da cadeia de biodiversidade.

O objetivo passou a ser transformar o modelo vigente de desenvolvimento para garantir que ao mesmo tempo o capital natural e o humano fossem mantidos, por meio dos avanços técnicos. Esse modelo novo das economias verdes conserva os serviços ambientais ao mesmo tempo que promove o crescimento da capacidade humana.

E o Brasil como país mega diverso tem vantagem comparativa nessa área. Como bem ressalta Scarano, se o Brasil não conseguir implementar a economia verde aqui, vai ser difícil outro país conseguir sucesso, porque nós somos os que mais temos facilidades.

Danielle Denny é pesquisadora da Cásper Líbero.

Nenhum comentário: