06/07/2011

Aniversário em Vienna

Por Danielle Denny

Segunda 04/07/2011

Que lugar legal para passar o aniversário! Ainda mais porque o tempo mudou , o sol abriu a temperatura aumentou e miraculosamente a ventania  foi substituída por uma brisa agradável.

No período da manhã os palestrantes brasileiros brilharam. A apresentação de Eugênio Menezes sobre tambores de água tirou o fôlego de uma platéia que apesar de não entender a narração do rádio se encantou com a música. Também houve uma palestra sobre festivais de jazz de Luiza Amaral, sobre as Bienais de Vinicius Spricigo e sobre a rádio de Heliópolis de Sérgio Pinheiro da Silva.

Na hora do almoço descobrimos uma casa de chás na qual Diez e eu tomamos uma mistura específica para aniversariantes. Muito boa! E compramos misturas para assegurar boas noites de sono, bom humor e boa sorte. Não sei se funcionam mas pelo menos são bem cheirosos e coloridos, devem ser gostosos (ainda não tive tempo de provar).

Na parte da tarde a maioria dos painéis foram sobre especificidades da Turquia. Fui tradutora das perguntas na palestra de Renata Sieiro Fernandes sobre desenhos animados (Cartoon Serials and TV memories). Houve também uma palestra interessante sobre a cobertura jornalística no Tibet (Reconstructing journalism authority a retrospecto f foreign correspondents journalism. Practice in covering Tibet Riot. O palestrante foi Jin Qian).


Ganhei da delegação turca um lenço azul com detalhes dourados e um nazar boncuğu (a pronúncia é algo como nazaar bonjuur) pingente com os “olhinhos azuis” que espantam mal olhado. Fui a única agraciada, disseram que foi por eu ter feito perguntas em prol da entrada da Turquia na União Européia (a entrada da Universidade de Istambul na liga das universidades européias não é um enorme avanço para romper com o impasse em que a Turquia é economicamente interessante na União Européia, mas culturalmente ameaçadora?). A razão verdadeira deve ter sido por ter sido meu aniversário mesmo.


No final da tarde visitamos a rádio mais famosa da Áustria, uma rádio pública. As rádios são financiada por uma taxa específica (quase 200 euros anuais pagos por todos os cidadãos). A O3 além dos repasses públicos recebe dinheiro de publicidade Fizemos uma entrevista com Konrad Mitschka, representante da O3 que nos recepcionou.

À noite chegamos ao hotel tão tarde que o restaurante/pub da frente não servia mais comida. Mas tomamos cerveja e eu apaguei a velinha que servia de decoração do lugar.

Nenhum comentário: