15/09/2011

MUSIMID2011 A música como memória.



Por Danielle Denny
Anotações feitas no MUSIMID2011
Evento internacional, realizado na ECA, em 15/09/11
MESA REDONDA
A música como memória.

Canções no ABC: Osvaldo Varoli e Romeu Tonelo
Herom Vargas
Osvaldo Varoli e Romeu Tonelo são compositores locais de bolero e samba de origem operária. Se consolidaram tocando nas 4 rádios locais.

Musica brasileira, internet e memória
Ricardo Tacioli Editor do site Cultura Brasil e criador site Gafieiras.
Radio Cultura Brasil AM dedicada a música brasileira. Mas problema de sinal na antena e as limitações da AM fizeram a programação migrar para a web. Conteudo que tinha só som passou a ter texto e imagem. Valorizando o acervo iconográfico gigantesco da Fundação Pde. Anchieta. Hoje tem 4.500 visitas dia. Conteudo transmidia, nasce na radio, passa pela web e depois migra para a TV. http://www.culturabrasil.com.br/. Diferencial nas playlists é que não são por artistas mas sim temáticas como uma sobre o Mussum (que fez parte dos Originais do Samba) http://www.culturabrasil.com.br/playlists/mussum-o-rei-do-recorequis. Outro site interessante é o http://www.pioneiras.com.br/ sobre as primeiras mulheres que vencendo preconceitos fizeram da música sua vida.

Samba paulista
Olga Rodrigues de Moraes von Simson. Livro Carnaval em branco e negros.
Reconstrução intertextual. Samba vem de Angola, chamava Semba, homenageava a deusa da fertilidade. Carlos Gomes de Campinas, filho de negra, composição erudita com traços de musica negra, chamada Cayumba. Samba Rural nas regioes da cana de SP: como em Piracicaba, Americana, Rio Claro, Campinas, Pirapora do Bom Jesus (onde havia competição entre sambistas). Onde a modernidade do café se instalou não havia esse samba. Barao Geraldo de Azevedo era um que permitia a dança de samba no terrero de suas fazendas (hj casa é da Unicamp). Samba de Terrero e Samba de Batuque. Na capital São Paulo, viram os cordoes na Barra Funda, Bixiga e Glicério. Depois legislação importada do Rio, faz cordoes  virarem escolas de samba para serem aceitos nos desfiles. Principal sambista paulista é Geraldo Filme. Pato N’Agua só com apito organizava um desfile de escola de samba. Sambistas Italos-paulistas, como Adoniram Barbosa, mais recentemente, ganham a rádio. Germano Matias, Dionísio Barbosa (criador da camisa verde e branco). A partir dos anos 70, 80 e 90 juventude passa a se interessar novamente pelo samba. Grupo do Cupinzeiro, de Campinas, é exemplo de grupo contemporâneo que faz samba de raiz.  www.centrodememória.unicamp.resgate (revista resgate 16 é sobre samba)

Nenhum comentário: