15/09/2011

MUSIMID2011 Música e memória midiática: linguagens audiovisuais


Por Danielle Denny
Anotações feitas no MUSIMID2011
Evento internacional, realizado na ECA, em 15/09/11
Sessão Temática
Música e memória midiática: linguagens audiovisuais

O mickeymousing está morto?
Guilherme Campiani Maximiano
Mickeymousing  é uma técnica de composição para a imagem, cujo auge foi nos desenhos animados, principalmente nas déc. de 30, 40 e 50. Musica composta para a imagem em movimento. Fantasia por exemplo não é mickeymousing. Presto da Pixar e Peixonauta são exemplos de mickeymousing, o primeiro mais ainda porque não tem diálogos, por isso é mais propício o uso da música.

Música na publicidade
Duana Castro Soares
Pregão (canto dos vendedores ambulantes) é o primeiro exemplo de jingle. Eles entraram na música por exemplo no ”menino vendedor de laranja”, cantado pela Elis Regina “compra laranja dotor”. Como bandas estão saindo das gravadoras a publicidade está financiando algumas bandas. Strokes fez uma música especialmente para a All Star. Mallu Magalhaes fez parceria com a Vivo (Motorola), quem comprava o celular já vinha com o disco). Banda Hurra Torpedo  foi financiada pela Ford Fusium em sua turnê e por isso eram filmados usando o carro a todo tempo em videos curtos da internet. Banda Uncles criada especialmente para lançar o carro novo da Nissan.

Vinhetas da Rede Globo
Jaqueline Esther Schiavoni
Vinheta é uma arte gráfica, cria narrativas audiovisuais. Duas formas principais: o jinge e o spot publicitário que é a locução. Camões: “ amar é querer estar preso por vontade”. Os jingles vão bem nesse sentido. Globo e vc tudo a ver. A Globo mexe, mexe com vc. A gente se vê por aqui. A gente se liga em vc.

Western e Spaguetti Western (bang bangs)
Rafael Duarte Oliveira Venancio
Estilo de filmes que tem mais exemplares. Construção de mitos de herois americanos, indios malvados e donzelas em perigo. Subversao da memória do Western, cria os anti heróis no bang bang. Exemplo O homem sem nome: Clint Eastwood. Era um filme de geeks. Hoje filmes como Kick Ass, repetem as músicas dessa memória, toca música de Por um punhado de dólares a mais, quando a menininha invade o prédio do bandido. Propaganda dos caminhoes ford também usa música e ângulos de filmagem usados no Spaguetti Western, para criar uma analogia entre os caminhoneiros e o desbravadores do west americano.

A música popular brasileira como personagem
Márcia Ramos de Oliveira
Filmes se propõem como documentários mas até que ponto são ficcão? Termo documentário musical é uma categoria ainda indefinida. Festival In-Edit e Portal Curtas da Petrobrás têm ótimos exemplos mas que não entram no roteiro de circulação comercial.


Nenhum comentário: