14/09/2011

MUSIMID2011 Músicos e músicas memoráveis


Por Danielle Denny
Anotações feitas no MUSIMID2011
Evento internacional, realizado na ECA, em 14/09/11
SESSÃO TEMÁTICA
Músicos e músicas memoráveis

Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva e Amilcar Zani Netto
Sobre a importância da série Compositores Latino-Americanos da pianista Beatriz Balzi. Interessante a interpenetracao dos temas e técnicas entre os diferentes compositores dos diversos países latinoamericanos. Faleceu em 2001 de câncer, depois do 7º. Volume. A série estava prevista de ter 10 volumes. Preencheu um pouco a lacuna de conhecimento que existe entre os países da região. Interessados em obter a coleção entrar em contato com Lia (irmã da Beatriz Balzi) no email beabal@terra.com.br, pois por questões de direitos autorais a distribuição está dificultada.

Joêzer de Souza Mendonça
Musica maranhense impactando os não maranhenses. Artur Azevedo importante no teatro de revista e Catulo da Paixão conhecido por suas modinhas e por celebrizar o uso do violão, até como parte da identidade nacional brasileira (andar com violão no final do sec XIX era sinônimo de vadiagem, previsto como crime). Ambos eram mediadores culturais, nao repetiam o preconceito da elite cultural e transitavam bem com as expressoes populares. Especie nascente da industria cultural. Teatro de revistas era musicalmente formado por trechos, tipo de hibridismo culltural, eruditas junto com populares. Arthur Azevedo tinha fama de tocador de música suja no teatro ligeiro, de revisteiro. Elite reagia à valorizacao da cultura popular (lembrar que o contexto histórico era o de expulsao dos incivilizados do centro das cidades, época da revolta da vacina, pex). Com Catulo da Paixao o violão vai aos saloes mais nobres da elite tocando modinhas que viraram hits (“moralizei o violão”). (Ele é um dos personagens de O triste fim de Policarpo Quaresma).

Liliana Harb Bollos
Pianista professora de harmonia em Tatui. Estuda Johnny Alf, que morreu em 2010, e é um dos pais da Bossa Nova. Música Rapaz de bem tem modulação muito moderna para época (depois usado tambem em desafinado de Tom Jobim). Pessoal da Bossa Nova ouviu muito cool jazz e bip bop.

Sabrina Dinola
Socióloga da UFRJ. Analisa documentário do Wilson Simonal “Ninguém sabe o duro que eu dei”. Influencia de modernista na música da déc. de 1960. Efeito coral, coesao unidade da música popular brasileira. Coral do Wandré é engajado contra a ditadura militar, coral do Simonal é diferente era alegre e feliz. Enquanto Chico Buarque chamava o ladrao, Simonal chamava a política. Consequência é quase 40 anos de repúdio. Cinema vira caixa de ressonancia do cenário musical contemporaneo marcado pela fluidez e pela diversidade, resignificando Simonal como músico brilante. 

Nenhum comentário: