24/04/2012

Festival Lost 2012 propõe diversão sustentável no feriado de 1º de maio



Por Danielle Denny


A segunda edição do Festival Lost, que divulga mais de uma centena de DJs e artistas brasileiros e mundiais e incentiva projetos que buscam soluções inovadoras em sustentabilidade, já tem data marcada. Ilha Comprida, no litoral sul de São Paulo, vai abrigar o evento entre os dias 28 de abril e 1 de maio.

As apresentações musicais serão distribuídas, durante os 4 dias do festival, por três pistas (Main Floor, Pista Alternativa e Chill Out). Acompanhando o ritmo, está previsto um caleidoscópio cultural recheado de ações como teatro, palestras, artesanato, exposições de artes plásticas, visuais, experimentais, performáticas e circenses. De acordo com os organizadores, todas as atrações serão permeadas por um compromisso ambiental.

Haverá separação e reciclagem de todo o lixo gerado pelo evento e compostagem do lixo orgânico para produção de adubo. Materiais biodegradáveis farão parte das construções com reaproveitamento dos materiais de decoração e figurinos. A água utilizada pelo evento será tratada e as duchas para banhos contarão com sistema de filtragem da água residual. A acomodação do público será em campings com baixo impacto ambiental.

Todas as emissões de gases de efeito estufa do festival serão compensadas de acordo com um plano de sustentabilidade que prevê, desde a pré até a pós-produção, formas de serem mitigadas, como o plantio de espécies florestais nativas do Bioma Mata Atlântica, capacitação ambiental da comunidade e engajamento do público visitante.

As apresentações musicais em eventos coletivos, como os festivais de música, são capazes de gerar um ambiente privilegiado para intervenções, de forma a favorecer a educação, despertar e desenvolver a formação da postura ética e ecológica dos participantes. Pela memória musical, experiências sonoras podem ser vinculadas a determinadas atitudes e, assim, promover ações e compromissos que levem em consideração o meio ambiente. O Festival Lost 2012 tem também este objetivo, ampliar a consciência ecológica por meio da cultura musical trance.

Mais informações em: http://www.respect.art.br/lostfestival2012/index.html

Nenhum comentário: