25/04/2012

Abel Ferrara abre mostra dos seus filmes no CCBB – SP



Por Danielle Denny e Roberto Ferreira

Diferentemente de Glauber Rocha, para Abel Ferrara fazer um filme é preciso uma ideia na cabeça e dinheiro no bolso. Por isso, inclusive, o Diretor contracultura americano admite ter vindo ao Brasil. O financiamento público já foi conseguido do Chile em seu último filme que teve em contrapartida cenas desse país sul-americano no cenário.

O bom humor e a espontaneidade marcaram o debate com o artista no Centro Cultural Banco do Brasil, em 25/4/2012, 13h, que inaugurou a mostra de cinema com mais de 20 longas que serão exibidos nesse mesmo espaço até o dia 6/5/2012. O horário do almoço foi o único possível, pois o diretor teve de embarcar para Nova York em virtude das filmagens sobre o ex-diretor do FMI, Dominique Strauss-Kahn, papel do francês Gérard Depardieu, tematizando mais uma vez sexo e poder.

Ferrara faz jus à fama de controvertido, questionador e polêmico. Explora dramas urbanos violentos, com policiais corruptos, assassinos psicóticos, vítimas com sede de vingança, viciados, traficantes. Filmou inclusive um filme pornô com a própria namorada em 1976.

Curtas e documentários também fazem parte de sua filmografia. A cidade de Nova York, que atualmente está muito mudada, aparece retratada de forma nada ascética ou politicamente correta em Chelsea On The rocks, documentário sobre o hotel onde varias celebridades moraram e morreram, e que serviu de ponto de encontro de diversos movimentos culturais.

Nos EUA é odiado, mas ovacionado na Europa, em especial na França. Afirma que Hollywood o detesta, quando aceitaram seus roteiros, os resultados de bilheteria foram deploráveis, então, atualmente sempre recusam, mas muitas vezes lançam versões modificadas de suas ideias logo na sequência. 

Ou refilmam suas obras piorando-as, como é o caso de Bad Lieutenant, traduzido como Vício Frenético, com Nicholas Cage, que perde muito para a versão original na qual Harvey Keitel é o protagonista. Uma curiosidade é que atualmente não dá mais para filmar com Harvey Keitel porque ele casou e com isso mudou muito.

Outras curiosidades é que ele toca guitarra na trilha sonora de vários de seus filmes e que Shanyn Leigh, a atual companheira de Ferrara, participa de vários filmes. E por ser muito espiritualizada vem influenciando o diretor criado com educação religiosa muito forte, mas que em todos os seus filmes dera à religião caráter negativo, a fazer as pazes com Deus, “demorou uma vida inteira”, ressalta.

Mais informações sobre a MOSTRA e sobre o DIRETOR.


24/04/2012

Alunos da Zumbi dos Palmares acompanharão julgamento sobre cotas no STF



Por Danielle Denny

Três ônibus com alunos que estudam na primeira universidade brasileira de afrodescendentes, a Zumbi dos Palmares, sairão hoje (24) de São Paulo rumo a Brasília, para acompanhar a decisão no Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade da reserva de vagas em universidades públicas a partir de critérios raciais.

Segundo o Reitor, José Vicente, “é a primeira vez que o país se debruça sobre o tema e que o Supremo se posicionará a respeito. Trata-se de uma ocasião histórica que marca a luta dos brasileiros para criar espaços para inclusão político social que proporcionem a integral equalização.”

De acordo com a pauta do STF desta quarta-feira (25), serão julgadas sobre esse tema a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 186 e o Recurso Extraordinário (RE) 597285, ambos de relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, e também a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3330, que contesta o Programa Universidade para Todos (ProUni), relatada pelo atual presidente do STF, ministro Ayres Britto.

A ADPF 186 foi ajuizada em julho de 2009 pelo Partido Democratas (DEM) contra a Universidade de Brasília, primeira universidade federal a instituir o sistema de cotas, em 2004. A alegação do DEM é de que esse sistema fere preceitos fundamentais da Constituição Federal, como os princípios da igualdade, da dignidade da pessoa humana, da legalidade e do repúdio ao racismo.

O RE 597285 foi interposto por um estudante que não foi aprovado no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, embora tivesse alcançado pontuação superior à de outros candidatos que foram admitidos pelo sistema de reserva de vagas. O recurso alega que o sistema de cotas é um “pacto da mediocridade”, além de ser crime de racismo, pois dá tratamento distinto aos candidatos com base em critérios étnicos.

Por sua vez, a ADI 3330 discute o Programa Universidade para Todos (ProUni) segundo o qual as universidades privadas devem conceder bolsas de estudo para alunos que tenham cursado o ensino médio inteiramente em escolas da rede pública ou que tenham sido bolsistas integrais em instituições privadas. Além disso,  parte das bolsas do ProUni deve ser concedida a negros, indígenas e pessoas portadoras de necessidades especiais. A ADI 3330 foi ajuizada pelo DEM, pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenem) e a Federação Nacional dos Auditores Fiscais da Previdência Social (Fenafisp)

Ao voltarem da viagem, os alunos irão direto para a Zumbi dos Palmares, onde serão recebidos pelos colegas e participarão de um debate no auditório sobre o resultado do julgamento.

Mais informações:
www.zumbidospalmares.edu.br


Festival Lost 2012 propõe diversão sustentável no feriado de 1º de maio



Por Danielle Denny


A segunda edição do Festival Lost, que divulga mais de uma centena de DJs e artistas brasileiros e mundiais e incentiva projetos que buscam soluções inovadoras em sustentabilidade, já tem data marcada. Ilha Comprida, no litoral sul de São Paulo, vai abrigar o evento entre os dias 28 de abril e 1 de maio.

As apresentações musicais serão distribuídas, durante os 4 dias do festival, por três pistas (Main Floor, Pista Alternativa e Chill Out). Acompanhando o ritmo, está previsto um caleidoscópio cultural recheado de ações como teatro, palestras, artesanato, exposições de artes plásticas, visuais, experimentais, performáticas e circenses. De acordo com os organizadores, todas as atrações serão permeadas por um compromisso ambiental.

Haverá separação e reciclagem de todo o lixo gerado pelo evento e compostagem do lixo orgânico para produção de adubo. Materiais biodegradáveis farão parte das construções com reaproveitamento dos materiais de decoração e figurinos. A água utilizada pelo evento será tratada e as duchas para banhos contarão com sistema de filtragem da água residual. A acomodação do público será em campings com baixo impacto ambiental.

Todas as emissões de gases de efeito estufa do festival serão compensadas de acordo com um plano de sustentabilidade que prevê, desde a pré até a pós-produção, formas de serem mitigadas, como o plantio de espécies florestais nativas do Bioma Mata Atlântica, capacitação ambiental da comunidade e engajamento do público visitante.

As apresentações musicais em eventos coletivos, como os festivais de música, são capazes de gerar um ambiente privilegiado para intervenções, de forma a favorecer a educação, despertar e desenvolver a formação da postura ética e ecológica dos participantes. Pela memória musical, experiências sonoras podem ser vinculadas a determinadas atitudes e, assim, promover ações e compromissos que levem em consideração o meio ambiente. O Festival Lost 2012 tem também este objetivo, ampliar a consciência ecológica por meio da cultura musical trance.

Mais informações em: http://www.respect.art.br/lostfestival2012/index.html

16/04/2012

The Damned

Album com as fotos do show. Clique na imagem acima para ver as demais


Por Danielle Denny

Banda punk inglesa que toca desde 1976 incendiou a noite do dia 12/4/12 no Clash Club, na Barra Funda, São Paulo, SP. Foi a primeira vez deles no Brasil, mas a chuva e a concorrência com 2 shows que ocorriam em outros lugares da cidade no mesmo dia deixaram a casa longe da lotação. Foi um show enérgico mesclando músicas de diversos momentos da carreira da banda, desde o punk da déc. de 70 até o rock gótico dos anos 80. Apesar da idade os músicos tiraram a plateia do chão, inclusive com bis duplo.

Para ver as fotos do evento clique na imagem acima e seja direcionado ao respectivo álbum no Picasa.

Mais a respeito: